quarta-feira, 10 de maio de 2023

Como medir o ROI do marketing digital para a sua empresa

 


O ROI (“Return on Investment” ou Retorno sobre Investimento, em Português) é uma métrica importante para avaliar o desempenho de uma estratégia de marketing digital. Tal como o nome indica, o ROI mede o retorno financeiro dos seus investimentos em marketing digital, incluindo campanhas de publicidade online, acções de SEO e marketing de redes sociais, entre outras. 


Aqui estão algumas dicas para medir o ROI do marketing digital para a sua empresa:


  • Defina seus objetivos: antes de medir o ROI do marketing digital, é importante definir seus objetivos. Precisa de definir o deseja alcançar com suas campanhas de marketing, seja aumento de tráfego ou mais conversões. Os seus objectivos determinam as métricas que vai usar para medir o sucesso da sua estratégia de marketing digital.


  • Calcule os custos: para medir o ROI, precisa de saber quanto dinheiro investiu nas suas campanhas de marketing digital. Veja quanto pagou em anúncios, quanto pagou a designers, quanto cobra uma agência de marketing digital, subscrições de software, etc.


  • Meça as conversões: monitorize (com a ajuda de pixels!) todas as ações que as pessoas tomam depois de interagir com suas campanhas de marketing digital. Preencheram o formulário de contacto? Fizeram uma compra? Quantas cumpriram os seus objetivos?


  • Atribua valor às conversões: atribuir valor às conversões é importante para determinar o ROI. Por exemplo, se investiu 1€ para chegar a um cliente que fez uma compra de 10€, o valor da conversão é 9€. A média das conversões dá-lhe uma boa percepção do ROI e ajuda a fazer  contas para próximas campanhas.


  • Calcule o ROI: o cálculo do ROI propriamente dito é simples. Basta subtrair os custos dos ganhos e dividir o resultado pelos custos. Por exemplo, se  investiu 200€ em marketing digital e gerou 800€ em vendas, o ROI é  300%.


  • Acompanhe e analise: para avaliar a eficácia da sua estratégia de marketing digital, é importante acompanhar e analisar regularmente as métricas relevantes. Isso permite ajustar e optimizar as suas campanhas para obter melhores resultados e ir aumentando o ROI.


Ao contrário do que acontece noutros tipos de marketing, aqui tudo é mensurável. Por isso, consegue calcular o retorno financeiro exacto de cada uma das suas campanhas e perceber onde deve continuar a investir no futuro. Se as suas acções de marketing digital não têm um ROI satisfatório, encontre aqui agências de marketing digital.


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