O vidro de acrílico tem muitas aplicações na arquitetura e na decoração. Das janelas às claraboias, passando pelas coberturas, tetos e divisórias, o vidro acrílico é um material muito versátil. Fique a conhecer melhor os usos do vidro acrílico e as vantagens do vidro acrílico na arquitectura e decoração.
Antes de mais, o que é o vidro acrílico?
O vidro de acrílico é um material fabricado a partir do plástico. O facto de ser feito a partir de acrílico confere-lhe mais durabilidade e mais resistência ao impacto do que o vidro convencional.
Quais são os usos do vidro acrílico?
O vidro acrílico é uma excelente opção quando é necessário deixar passar luz de uma divisão para o outra. Ao mesmo tempo, bloqueia o ruído. Por isso, estes são alguns dos usos mais comuns do vidro acrílico:
divisórias para escritórios, de modo a dar alguma privacidade a cada pessoa sem prejudicar a iluminação e a continuidade do espaço;
clarabóias em prédios e sótãos, já que deixam passar a luz mas são resistentes mesmo à intempérie e não partem com facilidade;
divisórias em casas com open space, permitindo criar diferentes espaços na sala ou dividir entre a sala e a cozinha, para bloquear ruídos e cheiros;
proteger quadros e pessoas, já que se pode aplicar um vidro acrílico anti-relaxo e com protecção UV para uma camada de protecção extra;
efeitos decorativos, porque há acrílicos coloridos e fluorescentes utilizados na decoração de espaços comerciais, instalações de arte, etc.
resguardos de banheira, uma vez que o vidro acrílico também pode ser fosco e preservar a privacidade de quem está no duche;
divisórias para atendimento ao público, tal como vimos durante a pandemia de COVID-19.
Quais são as vantagens do vidro acrílico?
Tal como já dissemos, o vidro de acrílico tem várias vantagens pelo facto de ser um material sintético. Vejamos em mais pormenor quais são as vantagens do vidro acrílico:
Resistência ao impacto: o vidro de acrílico é 10 a 20 vezes mais resistente do que o vidro convencional, pelo que é ideal para as claraboias ou coberturas que estão em locais expostos.
É mais seguro: quando se parte, o vidro de acrílico desfaz-se em pedaços grandes e fáceis de limpar, em vez de se estilhaçar em pedaços pequenos como o vidro. Por isso, é mais seguro.
É mais leve: o vidro de acrílico, ao ser plástico, têm metade do peso do vidro. Portanto, também são uma opção mais adequada para fixar em paredes que não suportam muita carga (por exemplo, paredes em pladur).
Reciclável: muitas vezes, o vidro de acrílico é reciclado (embora o acrílico reciclado tenha tendência a ficar mais amarelado) e pode reciclar-se quando já não for necessário. Por isso, é uma escolha mais ecológica.
Como fazer um vidro de acrílico por medida?
Tal como acontece com o vidro tradicional, o vidro de acrílico também ter de ser fabricado por medido. Por isso, convém encontrar primeiro um vidraceiro (aqui encontra, por exemplo, um vidraceiro no Porto) para ir a sua casa ou à sua loja rectificar as medidas. Não basta, por exemplo, dizer que quer um vidro acrílico 2 x 90 cm, tem mesmo de confirmar ao milímetro.
Depois de obter as medidas corretas e decidir o tipo de acrílico mais indicado para o que procura, o vidraceiro corta a sua chapa à medida. Também encontra vidro de acrílico à venda em grandes superfícies, mas não recomendamos ir por essa via. É muito provável que a medida não fique 100% correcta e que não corra bem ao cortar a chapa.
Se nunca tinha ouvido falar no vidro acrílico, agora já sabe que é uma boa escolha para a sua casa ou espaço comercial. Fale com um profissional e com certeza que terá uma solução à medida que se encaixa no que procura!
Sem comentários:
Enviar um comentário