terça-feira, 29 de agosto de 2023

Estratégias para estabelecer metas realistas e alcançáveis



Estabelecer metas é uma parte essencial do crescimento pessoal e profissional. Mas as metas precisam de ser realistas e alcançáveis! Caso contrário, são um motivo de frustração e de ansiedade. Então, pelo nosso bem estar-mental, vejamos como estabelecer metas realistas e alcançáveis.


1. Passo a passo

Em italano há uma expressão “festina lente”, que sobrevive desde os tempos romanos e que se traduz literalmente como “apressa-te devagar”. Por outras palavras, precisa de se foacar para atingir os seus objectivos, mas deve fazê-lo passo a passo. É melhor encontrar satisfação e orgulho nas pequenas vitórias do caminho do que ter apenas metas irrealistas. Pense que todos os seus ídolos – actores, cantores e escritores – começaram por alguma coisa. Antes de um sucesso há sempre um percurso anterior.


2. Estabeleça Metas SMART

O método SMART pode ser aplicado em tudo, desde os nossos objetivos mais pessoais às metas de trabalho. Se procurar um coaching pessoal, com certeza que lhe vão falar deste método. Resumidamente, prende-se com ter metas específicas (claras e detalhadas, como “perder 5 kg nos próximos 5 meses” em vez de “quero um corpo de modelo”), mensuráveis (pode pesar-se), alcançáveis (realistas), relevantes (alinhadas com o seu objectivo final) e temporais (têm um prazo, neste caso 5 meses). 



3. Faça uma avaliação pessoal

Antes de definir metas, é importante fazer uma avaliação pessoal para perceber o seu ponto de partida. Muitas vezes, o coaching pessoal muitas vezes começa com uma análise profunda dos seus valores, paixões, habilidades e áreas de melhoria. Quais são as suas prioridades? Quais são os seus pontos fortes e as suas fraquezas? O que o motiva? Saber quem realmente é, os seus motivos e as suas prioridades impede que se distraia com “miudezas” pelo caminho.


4. Desenvolva um Plano de Ação

Na linha do que estávamos a dizer antes, é importante desenvolve rum plano de acção claro e detalho. Pense em pequenas metas (milestones) que precisa de atingir para chegar ao seu objectivo final, e divida cada uma delas em objetivos SMART. Trace um cronograma realista e não atrase nenhuma etapa. Por exemplo, não vai perder esses 5kg em 5 meses se não se inscrever num ginásio nem parar de comer bolachas, não é verdade? Então, cada coisa que precisa de mudar é um objectivo a cumprir.


5. Acompanhe e ajuste o plano

Mantenha um registo de seu progresso e veja se está a conseguir cumprir o seu plano ou não. Se está a falhar as metas intermédias, o que está errado? É importante continuar a fazer a autoavaliação do ponto 3 para perceber se está a sabotar-se ou se, pelo contrário, está a ser demasiado exigente consigo próprio. Atenção que isto não é uma permissão para largar o plano ou arranjar desculpas! Seja honesto na sua avaliação e faça ajustes ao plano consoante o seu estilo de vida e resultados actuais.


6. Fale com alguém

Quando explicamos o nosso plano a alguém, automaticamente criamos um compromisso. Deixa de ser só uma ideia que lhe passou pela cabeça, entende? Por exemplo, se fizer um plano com o coach pessoal, esse coach vai “responsabilizá-lo” pelas suas metas. Mas atenção, porque não precisa de contratar ninguém. Pode falar com o seu psicólogo, um amigo ou um familiar de confiança. A ideia é criar um compromisso e ter alguém que ajude a manter o foco. 



7. Celebre as conquistas 

Para manter a sua motivação, é muito importante celebrar as pequenas conquistas, mesmo que sejam um passo muito pequeno na maratona que se avizinha. É importante desfrutar dessas pequenas vitórias do dia a dia para ter motivação para o dia seguinte e sentir que está no caminho certo. Se é incapaz de aproveitar o dia a dia, insisto outra vez que tem de trabalhar no seu bem-estar mental. Veja aqui o preço de um coaching pessoal.



Estabelecer metas realistas e alcançáveis é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. O coaching pessoal pode ser uma ferramenta valiosa nesse processo, especialmente se precisa de ajuda a definir metas SMART e fazer uma avaliação pessoal. Com as estratégias certas, vai entrar no caminho certo para alcançar o sucesso!


Sem comentários:

Enviar um comentário