domingo, 23 de outubro de 2022

Próteses animais: como proceder?

OrthoPets


Sabia que os animais também podem usar próteses? Tal como os humanos, os nossos melhores amigos também podem usar próteses nas patinhas para se continuarem a deslocar de forma independente depois de uma fractura ou de um acidente. Mas como funcionam as próteses animais?


As próteses animais são tal e qual as próteses para humanos. Substituem as partes do corpo que foram perdidas (muitas vezes amputadas, e neste caso são próteses externas) ou cuja função está comprometida (algo muito comum nas articulações, por exemplo, que são próteses internas).


O maior desafio nestes casos é, sem dúvida, a adaptação. No início, o gatinho ou cão vai estranhar a prótese. Por isso, pode tentar tirá-la. Além disso, nos primeiros tempos não vai perceber que prótese serve para se mexer, por isso precisa de muita paciência e ajuda na recuperação.


Como curiosidade, esta adaptação é muito mais fácil nas aves. As aves, por exemplo, começam logo a voar mesmo com próteses nas pernas. Quando usam uma prótese para substituir o bico e se alimentar, também conseguem voltar ao seu habitat sem problemas.


Além das próteses, existem as órteses. As órteses são as cadeiras de rodas e as talas, por exemplo. A diferença é que as órtese são temporárias para apoiar a deslocação do animal e promover a sua reabilitação. No entanto, ambas exigem adaptação do animal e paciência dos tutores.


Tem um animal de estimação com dificuldades em mover-se? Acha que o seu melhor amigo pode precisar de uma prótese ou de uma órtese? Então, aconselhe-se com um veterinário. O ideal é ter uma equipa multidisciplinar para cuidar da reabilitação do seu animal. Encontre aqui veterinários em Setúbal e veterinários em Braga.



Sem comentários:

Enviar um comentário