segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Como aprender a comer menos



Na jornada para perder peso, há várias coisas que se pode fazer para aumentar a eficácia. Um delas é, claro, fazer exercício, outra é comer melhor e a última é comer menos. Nas dietas, raramente é boa ideia “passar fome” e essa é uma das principais razões que levam às desistências. Mas visto que muitas vezes comemos a mais, não por fome mas por hábito ou gula, o risco desta experiência é relativamente baixo.

Seja hábito ou gula, não deixa de ser difícil aprender a comer menos. Por isso aqui deixamos umas dicas.

Controlar as doses… com pratos mais pequenos

Alguma vez reparou que põe comida a mais quando usa pratos grandes só porque se puser a dose normal vai parecer que está a comer “pouco” e que vai ficar com fome? Não devo ser a única.

Por isso, a primeira sugestão que dou é substituir os pratos lá em casa por pratos mais pequenos ou mesmo bowls. Assim, mesmo enchendo o prato, continua a comer uma dose mais pequena do que o habitual e não sente que está a comer pouco. Gradualmente, vai aprender a ficar saciada com menos comida.

Comer menos mas com mais frequência

Outra dica que pode combinar com a primeira é comer menos e com mais frequência ao longo do dia. Se mesmo depois de comer menos com os pratos mais pequenos continuar com uma fome desmesurada, coma vários snacks ao longo do dia para complementar a refeição mais pequena.

Comer alimentos mais saciantes

A dica final pode ser aplicada em ambos as sugestões descritas acima. Substitua alimentos de rápida absorção que fazem picos glicémicos por alimentos que têm uma absorção mais prolongada. Picos glicémicos ocorrem quando o açúcar do sangue aumenta repentinamente. Isto acontece com pão branco, frutas, bolachas, batata ou arroz, por exemplo. O senão deste pico glicémico é que rapidamente se transforma num decline glicémico, o que provoca fome. Para obter obter o efeito oposto, ou seja, um aumento e um declínio progressivo da glicemia, deve ingerir alimentos de absorção lenta como os alimentos ricos em fibra, pão de cereais, massas, vegetais. Assim, sentirá menos fome mesmo que coma menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário