quarta-feira, 15 de julho de 2020

Como viajar em Portugal em camping


Tenda ou autocaravana

A primeira decisão que tem de tomar é se quer acampar de forma “clássica”, com uma tenda e um fogareiro a gás, ou com uma autocaravana. A autocaravana tem a vantagem de vos permitir fazer “road trips” sem se preocuparem muito com o alojamento ou com o transporte público, mas têm de se habituar a conduzi-la.

Conduzir uma caravana ou autocaravana


Pode conduzir uma caravana? Com uma carta da categoria B, só pode conduzir um carro com um atrelado se o peso total não superar os 3.500 kgs (incluindo recheio). Caso a caravana ultrapasse este peso (o que é bem provável), precisa de uma carta B+E. É recomendável fazer algumas aulas de condução para depois fazer um exame de condução próprio no IMT. Para conduzir um veículo pesado com mais de 3500 kgs (como uma autocaravana), precisa de uma carta tipo C.

Procurar parques de campismo


Quer opte pela tenda clássica, por um bungalow ou alugue uma autocaravana, precisa de procurar um parque de campismo (não, não é permitido estacionar em qualquer lado!). Recomendo o roteiro para campista para encontrar parques de campismo por todo o país, embora não seja um directório exaustivo. Se tem algum lugar específico em mente, vale a pena procurar no Google Maps, no Booking ou até mesmo em agências de viagens.

Nem todos os campings permitem animais!


Atenção: nem todos os campings permitem animais! Se tem um cão, um gato ou outro animal de estimação, informe-se antes de viajar. Apesar de muitos campings permitirem animais, nem todos o fazem. Caso não possa levar o seu companheiro de quatro patas, procure um hotel para cães onde deixar o seu animal de estimação confortavelmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário